O diagnóstico da perda auditiva é sempre uma notícia difícil. Em muitos casos, a primeira reação a essa descoberta é a negação da deficiência e a rejeição do tratamento. Neste texto, você vai conhecer os principais benefícios do aparelho auditivo e entender por que é tão importante abraçar esses dispositivos assim que forem indicados pelo fonoaudiólogo.

Vida social saudável

A primeira mudança acontece no âmbito pessoal do dia a dia. Os aparelhos auditivos devolvem a audição e, com ela, uma sociabilidade mais saudável e completa!

A perda auditiva pode gerar isolamento social e comportamentos depressivos, já que pequenas alegrias do dia a dia podem se tornar um fardo.

Por exemplo, ir a uma festa pode causar grande desconforto para quem tem perda auditiva. A música alta e várias pessoas falando ao mesmo tempo  geram a sensação de exclusão, vergonha e até desespero quando a audição não está boa.

Os relatos de pacientes que passaram a usar aparelhos auditivos sempre mencionam como é emocionante e inesquecível a primeira interação com família e amigos.

Desempenho profissional 

A deficiência auditiva pode afetar profundamente a vida profissional. Mesmo nos níveis mais leves de surdez, o paciente  enfrenta alguns problemas no ambiente de trabalho.

Por exemplo, acompanhar reuniões torna-se uma tarefa bem difícil e conversar ao telefone pode ser quase impossível.

Aos poucos, trabalhar  acaba sendo um desafio desproporcional para quem tem perda auditiva. Mas, usar aparelhos auditivos pode reverter completamente essa situação.

Além de ter de volta sua autoconfiança, o usuário de aparelhos auditivos pode voltar a trabalhar com qualidade e bom desempenho.

Prevenção de demências

Outro importante benefício que o uso de aparelhos auditivos proporciona é a prevenção de transtornos cognitivos. Crianças e idosos com perda auditiva estão especialmente vulneráveis ao desenvolvimento de algum tipo de demência. 

Assim, usar aparelhos auditivos indicados por um profissional pode evitar problemas na fala e na cognição, no caso de crianças, e até o desenvolvimento de Alzheimer, no caso de idosos.

Em um outro conteúdo, tratamos desse assunto de maneira mais detalhada. Para conferir, clique aqui

Prevenção de depressão

Além de evitar problemas cognitivos, o uso de aparelhos auditivos pode proteger o usuário contra o desenvolvimento de transtornos psicológicos e emocionais.

Pessoas com perda auditiva tendem a se afastar do convívio social. Em muitos casos, essas pessoas acabam desenvolvendo comportamentos depressivos associados à surdez e ao enfraquecimento de laços pessoais.

Portanto, os aparelhos auditivos devolvem a audição e a possibilidade de relacionar-se de maneira plena e, assim, as tendências depressivas e o isolamento social perdem lugar.

Facilidades tecnológicas e outros benefícios do aparelho auditivo

Além de todos esses benefícios, os aparelhos auditivos modernos contam com tecnologia de ponta em sua fabricação. Você sabe como isso pode beneficiar o usuário?

O tempo de adaptação ao aparelho auditivo pode ser um processo complicado, mas com novas tecnologias de configurações pelo celular e ajustes remotos, esse início fica bem mais confortável.

Além disso, os aparelhos modernos se conectam a outros dispositivos como televisão e celular e garantem alta qualidade na transmissão do som. Essas facilidades trazem ainda mais qualidade de vida ao paciente.

Depois de conhecer todos esses benefícios do aparelho auditivo, fica claro que adiar o seu uso  tem apenas desvantagens! Procure um fonoaudiólogo e descubra um novo mundo a partir da sua audição.

Que tal agendar uma consulta agora mesmo? Basta clicar aqui!

Pin It on Pinterest