Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Saúde Mental e Perda Auditiva

A perda auditiva pode levar ao aumento do isolamento social, sendo um fator de risco definitivo para o declínio cognitivo.

A perda auditiva pode levar ao aumento do isolamento social, sendo um fator de risco definitivo para o declínio cognitivo.

Tal como acontece com os problemas de visão, a diminuição da audição pode levar a uma menor estimulação cerebral, outro fator de risco é a diminuição das habilidades de pensamento, uma vez que ambos os aspectos estão diretamente relacionados e se não forem tratados corretamente podem levar a diagnósticos como depressão ou causar episódios de estresse e mau humor contínuo.

Cerca de 11% da população com 65 anos ou mais, aproximadamente 402.000 pessoas maiores de idade, têm um problema de audição. A perda auditiva em idosos é muito comum, uma vez que um em cada três a partir dos 60 anos sofre com perda auditiva e pode ser causada por inúmeros aspectos correlacionados, embora os mais comuns sejam o envelhecimento, a exposição a ruídos altos ou o fator hereditário.

Entre os idosos com problemas auditivos, 6% disseram que se sentiam tristes, enquanto 3% que não têm problemas auditivos. A perda auditiva não tratada pode levar à depressão, pois um dos principais fatores que causam essa doença é a falta de comunicação e concentração em diversas situações em seu ambiente imediato.

Aproximadamente 9% dos idosos com problemas auditivos relataram sua saúde mental como regular/ruim, enquanto 5% não relataram. Existe uma relação direta entre a perda auditiva e a sensação de solidão, desconforto, opressão, inquietação, depressão, mal-estar, preocupação e somatização, ou seja, sintomas físicos extremos como dor e fadiga. Sem dúvida quanto maior a perda auditiva pior a saúde.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos