Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

O que causa coceira na orelha?

Coceira nas orelhas é uma queixa mais frequente do que podemos imaginar.

Coceira nas orelhas é uma queixa mais frequente do que podemos imaginar. Em si, não é uma doença, mas é um sintoma de outra patologia. As causas podem ser diversas e geralmente fáceis de tratar, como secura no canal auditivo, produção insuficiente de cera ou reações alérgicas. No entanto, em casos mais graves, o prurido pode ser devido à existência de uma infecção ou doenças como a psoríase, tornando-o mais difícil de tratar.

Além disso, a coceira intensa em algumas condições pode ser acompanhada de outras doenças, como vermelhidão e inflamação da pele, descamação, dor e até, nos casos mais graves, sangramento. Não é frequente, mas em casos de coceira intensa, pode produzir irritabilidade, falta de concentração, insônia ou até mesmo ansiedade na pessoa que sofre com isso.

Os tratamentos mais comuns consistem na aplicação de produtos para hidratar a pele delicada da área e acalmar a irritação. Em caso de reação alérgica, o tratamento com anti-histamínicos pode ser necessário e em caso de infecção com medicamentos antibióticos ou antifúngicos, se necessário.

O que causa coceira no ouvido? Alguns dos problemas que podem desencadear uma coceira no ouvido são:

1 - Pele seca. A pele do ouvido externo pode secar causando coceira e descamação, especialmente se o ouvido não produzir cera suficiente.

2 - Dermatite do canal auditivo. Geralmente causada por reações alérgicas que causam vermelhidão, coceira e descamação. O mais comum é que a dermatite seja causada pelo contato com algumas substâncias ou objetos que causam alergia, geralmente cosméticos, xampus, perfumes ou brincos.

3 - Otite externa. É uma infecção no ouvido que pode causar dor, febre, coceira, corrimento e, nos casos mais graves, perfuração do tímpano.

4 - Psoríase. É uma doença autoimune, que não tem cura e na qual sintomas como manchas vermelhas, escamas ou rachaduras na pele se desenvolvem e, como resultado, também coceira. É o mais difícil de tratar, uma vez que seus surtos geralmente são recorrentes, mas com higiene e tratamento adequado eles podem ser controlados.

5 - Gripes e resfriados também podem ter como um de seus sintomas a coceira no canal auditivo devido ao excesso de muco.

6 - Uso de dispositivos auditivos na orelha. É comum apresentar coceira no canal auditivo ao utilizar os aparelhos auditivos, especialmente no verão. Também no início do uso de aparelhos auditivos pode ocorrer uma ligeira irritação, que geralmente desaparece dentro de alguns dias. Nestes casos, é normal ir ao nosso centro auditivo, onde o fonoaudiólogo nos dirá o que fazer. Muito provavelmente, com a aplicação de uma pitada de hidratante, à noite, quando o aparelho auditivo não está em uso, o problema será resolvido.

Geralmente, a coceira nas orelhas pode ser resolvida sem tratamento específico, no entanto, se esse sintoma for acompanhado por outros sintomas mais importantes, como supuração, sangramento ou perda auditiva, você deve ir ao médico.

Nos casos em que a pele está simplesmente seca ou a produção de cera é insuficiente, recomenda-se o uso de lubrificação com produtos específicos ou com óleos naturais, como azeitona ou amêndoa.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos