Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Terapia Fonoaudiológica

A terapia fonoaudiológica engloba problemas relacionados à fala, linguagem, voz, fluência, articulação, e também à audição.

A terapia fonoaudiológica é uma área da saúde dedicada ao estudo e tratamento dos distúrbios da comunicação humana, englobando problemas relacionados à fala, linguagem, voz, fluência, articulação, e também à audição. Quando falamos sobre a terapia fonoaudiológica focada na audição, estamos nos concentrando em um segmento especializado que busca avaliar, diagnosticar e tratar as diversas disfunções auditivas, sejam elas de origem periférica (ouvido) ou central (processamento auditivo central).

Neste contexto, a terapia fonoaudiológica direcionada à audição aborda desde a prevenção até a reabilitação de indivíduos com perda auditiva ou distúrbios de processamento auditivo. O trabalho inicia-se com uma avaliação audiológica detalhada, que pode incluir exames como audiometria tonal e vocal, imitanciometria, e exames de processamento auditivo central, para entender o grau e o tipo de perda auditiva ou distúrbio presente.

Após o diagnóstico, o fonoaudiólogo especializado em audição planeja e executa um programa de intervenção personalizado, que pode envolver o uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares ou outros dispositivos eletrônicos de assistência, ensinando o paciente a fazer uso otimizado desses recursos. Além disso, o profissional pode trabalhar habilidades específicas de percepção sonora, discriminação auditiva, e treinamento do processamento auditivo, utilizando técnicas e exercícios que visam melhorar a capacidade auditiva e, consequentemente, a comunicação do paciente.

Especialmente para crianças, a terapia focada na audição é crucial para o desenvolvimento da linguagem oral, da fala e da aprendizagem. Para adultos e idosos, esse tipo de terapia pode significar uma melhoria significativa na qualidade de vida, permitindo-lhes participar de maneira mais ativa e satisfatória nas atividades sociais e comunicativas.

Portanto, a terapia fonoaudiológica focada na audição desempenha um papel fundamental na detecção precoce de problemas auditivos e na implementação de estratégias de reabilitação, assegurando que indivíduos de todas as idades possam desfrutar de uma comunicação eficaz e enriquecedora.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos