Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

A importância da triagem auditiva Neonatal

Saiba mais sobre triagem auditiva neonatal para verificar a integridade da audição de crianças recém nascidas.

A triagem auditiva neonatal é um teste que é realizado com todas as crianças nascidas no país antes de receber alta médica. Assim, no primeiro dia ou mesmo poucas horas após o nascimento, eles são examinados para verificar a integridade da audição.

Os testes que são realizados no neonato são locais. Em alguns, a triagem é realizada por meio de otoemissões, enquanto em outras é realizada combinando as otoemissões com os potenciais de triagem.

O fato de o bebê inicialmente não passar no teste de triagem neonatal não significa necessariamente que ele não ouve bem. Às vezes, as crianças não passam no teste porque há algum líquido amniótico residual no ouvido, por exemplo. Em seguida, deve-se fazer uma inspeção minuciosa da orelha, caso o problema possa ser detectado in loco, com a prática de exames complementares, como a timpanometria.

De qualquer forma, é necessário repeti-lo uma segunda vez, após algum tempo, e, se continuar negativo, deve-se realizar um terceiro teste, de potenciais evocados em nível auditivo, para verificar o grau de perda auditiva no recém-nascido. Assim, de acordo com a perda detectada, o médico otorrinolaringologista determina o tratamento.

A triagem neonatal é essencial para o perfeito desenvolvimento do bebê. Quando sua prática ainda não era obrigatória, havia casos em que demorava até anos para detectar a perda auditiva, o que implica basicamente um atraso no desenvolvimento da linguagem, mas também, quando o diagnóstico é tardio, igualmente o resultado do tratamento fica comprometido.

Os profissionais da ReSound estão sempre à sua disposição para verificar sua audição e garantir sua saúde auditiva com as melhores ferramentas de diagnóstico e oferecer as soluções mais avançadas para problemas auditivos, inclusive em relação à audiologia pediátrica.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos