Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Como cuidar das suas orelhas no frio

Algumas partes do nosso corpo ficam mais expostas a doenças em épocas do ano em que enfrentamos frentes frias. Entre os órgãos mais afetados costumam estar as orelhas, que podem sofrer de doenças, como a otite.

A otite trata-se de inflamação de alguns tecidos auditivos indicam da Sociedade Espanhola de Medicina: “Dependendo da parte da orelha afetada, existem dois tipos de otite”, a externa e média. Entre os sintomas da doença mencionada estão dor, congestão ou coceira. "Sua causa é infecciosa", indicam da referida organização médica. Então, por que o inchaço desse órgão ocorre com mais frequência no inverno? "Durante os meses frios, a otite média ocorre com mais frequência, já que os patógenos que a causam são comuns nessas datas", confirmam do Hospital de Manises, em Valência. "É comum que haja dor nos canais auditivos devido ao frio e que ocorra inflamação do ouvido."

Na verdade, “a trompa de Eustáquio está localizada entre este local – os canais da orelha média – e a parte posterior da garganta. Sua função é escoar o líquido que é produzido nesses locais. A infeção surge quando esta estrutura – a trompa de Eustáquio – não funciona corretamente e, por isso, acumula o conteúdo aquoso”, explica Esther Marín Alfonso, pediatra do referido complexo hospitalar valenciano, referindo ainda o papel do muco. Quadros virais tão comuns nos dias de hoje, como resfriados e gripes, geram um excesso no aparecimento de catarro. Seu acúmulo dificulta a comunicação entre a trompa de Eustáquio e a orelha média, dificultando sua ventilação causand otite. Uma vez contraída esta doença, existem diferentes maneiras de tratá-la, dependendo do seu tipo. "A otite externa geralmente é tratada com gotas para os ouvidos que contêm antibióticos e esteroides para reduzir o inchaço do canal auditivo, enquanto a otite média geralmente é remediada com antibióticos e anti-inflamatórios", explicam da Sociedade Espanhola de Medicina. Mas, sempre, "é importante seguir corretamente as orientações do médico".

Da mesma forma, há uma série de recomendações fáceis que permitem reduzir a exposição à referida condição auditiva, diminuindo a possibilidade de seu aparecimento:

Proteja os ouvidos do frio: quando chegam as baixas temperaturas, é aconselhável o uso de gorros, lenços e protetores auriculares, a fim de proteger do frio.
Evite a superexposição das orelhas ao vento: assim, evitaria o enfraquecimento desse órgão em caso de possíveis doenças.
Evite as mudanças de temperatura durante o invern: devido à climatização dos espaços fechados, passamos do quente ao frio várias vezes ao dia. Uma circunstância que afeta muitas partes do nosso corpo. Dentre eles, os canais auditivos, por isso devem ser protegidos, para que não sejam afetados negativamente.
Não insira nenhum objeto nos canais auditivos: nem mesmo cotonetes para evitar a exposição a patógenos que podem causar otite.
Mantenha a higiene nas orelhas: Quanto mais higienização nesta área, menor a exposição a doenças como a otite.
Secar as orelhas após banho e ducha: A umidade nessa área do corpo também gera maior exposição a vírus. Em suma, é recomendável não sair com a cabeça molhada. E se forem usados ​​aparelhos auditivos, também deve-se evitar que fiquem úmidos, para evitar doenças nessa região da cabeça.
Apostar em hábitos saudáveis: Praticar esportes, seguir uma dieta saudável rica em vitamina B12 - para aumentar nossas defesas - e evitar comportamentos maliciosos -como fumar - nos permitem manter o fortalecimento do sistema imunológico e evitar o acúmulo de muco, que pode levar à otite.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos