Continuando com a série de postagens que visam explicar como funciona o ouvido. Nesta segunda parte, vamos nos concentrar na cadeia de ossículos localizados na orelha média após o tímpano.
Anatomia da orelha: Os ossos do ouvido
A orelha média é um pequeno espaço cheio de ar que fica alojado no osso temporal. É coberto por uma fina membrana mucosa e se comunica com a garganta através da tuba auditiva. Nesta cavidade está a cadeia de ossículos auditivos ou cadeia ossicular e os dois músculos a eles associados.
Os ossículos do ouvido são três ossos minúsculos (os menores do corpo) conectados uns aos outros. Seus nomes são martelo, bigorna e estribo devido à aparência de cada um deles. Juntos, eles formam uma cadeia curta, que atravessam a orelha média e transmitem as vibrações causadas por ondas sonoras da membrana timpânica ou do tímpano para o líquido da orelha interna.
A função dos ossículos é amplificar mecanicamente as vibrações do tímpano e transmiti-las à cóclea. O cabo do martelo é embutido no tímpano de forma que a cabeça do martelo se projeta acima da membrana. Esta cabeça se articula com o corpo da bigorna e esta última com a cabeça do estribo por meio de seu longo ramo. A base do estribo fica na janela oval que é a entrada para a orelha interna.
As vibrações do tímpano percebidas pelo cabo do martelo são ampliadas e transmitidas de um ossículo para outro até que a base do estribo seja acionada, o que faz com que o líquido da orelha interna vibre. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido. Entram na cóclea, a estrutura em forma de caracol onde se situam as células receptoras de som. Lá, o som se transforma em sinais elétricos que são enviados pelo nervo auditivo rumo ao cérebro.
Os ossículos auditivos são sustentados por vários ligamentos e suas relações podem ser modificadas pela ação de dois pequenos músculos, o tensor do tímpano e o músculo estapédio. Esses músculos regulam a amplitude das vibrações e protegem o aparelho auditivo de danos que podem ser causados por sobrecarga repentina.
Existem condições que podem afetar a orelha média, como infecções de ouvido, zumbido, doença de Méniere ou barotrauma, causado por mudanças repentinas na pressão do meio. A perda auditiva é uma das consequências de qualquer um deles.
A prevenção, higiene adequada e uma visita ao especialista são essenciais para manter uma boa audição ao longo de nossas vidas.
SAIBA MAIS